Curta no Facebook Atendimento 24h

PASSEIOS :: YPARK

Inaugurado em 2008, o Y-Park - Complexo Turístico Ypióca está localizado na zona metropolitana da capital e traz atrações como o Museu da Cachaça, que funciona desde 2000. Além disso, opções de passeios como pedalinho, charrete e até arvorismo ou tirolesa podem ser encontradas no Campo de Aventura.

O espaço também conta diversas opções de gastronomia, além de atrações diferenciadas como o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros. Durante os fins de semana e feriados, o local serve pratos típicos como o baião de dois, paçoca e carneiro, além de tapioca, doces e frutas regionais na bodega do Zé do Leite, com decoração que remete à década de 20.

Durante o roteiro pela fazenda, é possível assistir à demonstração do processo de fabricação da cachaça em alambique de cobre, com uma degustação no final. Na mesma Casa de Engenho são preparados o puxa-puxa e o alfenim.

Como o complexo oferece atividades bem distintas, que vão de passeio de jardineira a tirolesa ou paintball, os preços variam conforme a programação escolhida pelo cliente. A sugestão é consultar o parque antecipadamente.

Imagem Ypark

A principal e mais conhecida atração do complexo é o tradicional Museu da Cachaça, em funcionamento desde 2000. Após um passeio pela história da bebida, o visitante ainda degusta a tradicional cachaça. Outro atrativo é o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros de aguardante, registrado no Guinness Book,. O segundo maior está na Alemanha, com capacidade para 234 mil litros.

O parque dispõe também do Campo de Aventura, onde os adeptos do turismo ecológico e de esportes radicais podem dispor de uma série de opções: três tirolesas, entre elas está a maior tirolesa do Nordeste, com 260 metros de extensão, arvorismo, muro de escalada, com diversos níveis de dificuldade, inclusive a escalada em rocha, passeios de caiaque e trilhas ecológicas. Há ainda passeios de charrete e de jardineira, pedalinho e uma minifazenda repleta de pequenos animais e seus filhotes.

Complexo Turístico Ypióca

O casarão erguido entre 1851 e 1854 abriga o Museu da Cachaça. No passado, a propriedade sediou a primeira unidade industrial da Ypióca e, atualmente, reúne completo acervo de mapas, documentos, fotos e filmes, maquinário, garrafas, equipamentos agrícolas e tonéis de bálsamo. O museu recebe cerca de 10 mil visitantes por mês e é reconhecido como uma das principais atrações do turismo em Fortaleza.

O espaço é composto por ambientes que reconstituem situações de época com movimentos acionados por sensores. A cozinha do casarão foi preservada, com utensílios originais, como o fogão à lenha.

Um canavial, localizado no centro do museu (com iluminação natural), faz a ligação entre a história contada em documentos, em maquetes e nos cenários.

No salão dedicado à linha de produção encontra-se a simulação de todo o processo de fabricação artesanal da cachaça, desde a moagem, passando pela fermentação, destilação, envasamento e aplicação de rótulos. O passeio termina em um bar, com mobiliário e música ambiente da década de 30, onde o visitante pode degustar exemplares da bebida.Passeando pelas terras do parque é possível assistir a uma demonstração do processo de fabricação da cachaça em alambique de cobre, seguida de degustação.

Neste mesmo espaço, chamado Casa de Engenho, também são preparadas delícias como o puxa-puxa e o alfenim. Ali, por alguns momentos, os adultos voltam a ser crianças. A sensação é de pura alegria.

VOLTAR

Onde Estamos

Rua Ildefonso Albano, 820 - Meireles
Fortaleza - Ceará - Brasil
85 3221.2049
85 98669.4364

Receba nossas promoções!